sábado, 24 de novembro de 2012

COMPLEXO PORTUÁRIO DE SÃO LUIS


O Complexo Portuário de São Luís é formado pelos portos de Itaqui (público) e dois privados: Ponta da Madeira e Alumar. Em operação desde a década de 70, o Porto do Itaqui é administrado há 10 anos pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).

 As principais cargas movimentadas são: derivados de petróleo, alumínio, cobre, etanol, ferro-gusa, farelo de soja, soja, arroz minério de manganês, antracita, carga geral, calcário, fertilizante, fluoreto, GLP, óleo vegetal, trigo, trilhos e contêineres além das atividades de apoio à prospecção offshore de petróleo e atualmente movimenta 2 milhões de toneladas de grãos por ano.

Entretanto, com a produção de grãos crescente no Centro-Oeste e na região Sul do Maranhão e no Piauí, somada a maior oferta de hidrovia e ferrovias de integração, possibilitará o surgimento de uma nova lógica da exportação de soja no país.

Pela sua localização, no Nordeste do país, o Porto do Itaqui também traz vantagens como a proximidade tanto dos estados produtores de grãos quanto dos mercados consumidores, como China, Japão e Europa, tornando-se um dos  principais corredores de exportação do Brasil.

.